sábado, 15 de agosto de 2015

Acidente: Southwest B737 em Orlando no dia 11 de Agosto de 2015, saiu da taxiway e quebrou o Trem de pouso do nariz.

             Southwest Airlines Boeing 737-700, com registro N561WN com o voo WN-311 de Milwaukee (KMKE) para Orlando (KMCO), completou seu voo sem incidentes, os passageiros ja tinham desembarcados no gate.

        Após o desembarque a aeronave teve seu taxi feito por 2 tripulantes para o hangar de manutenção usando o código de chamada Southwest Maintenance 561. 
A aeronave taxiava a oeste, ao longo da taxiway J, e foi autorizado a cruzar a pista 18L e manter espera próximo a pista 18R, depois as 22:09L (02:09Z 12 de agosto) o solo autorizou o trafego a cruzar a pista 18R, sem demora, pois havia um trafego na final de 3nm. Posteriormente o solo questionou se eles tinham sido claro na informação e receberam como resposta que a Southwest Maintenance 561 precisavam de ajuda, eles estavam fora da taxiway. A torre imediatamente instruiu o trafego da final a arremeter. O Southwest B737 saiu da pista de taxi e teve seu trem de pouso do nariz quebrado e as turbinas tinham ingerido terra e lama. A torre fechou a pista 18R e também fechou a pista 18L rapidamente para ser retirados os F.O.D. próximos a taxiway J, após a pista 18L voltou a operação normalmente.


    (Photo: Alex Villarreal):

Curta nossa pagina no facebook - http://boo-box.link/1W7OH





segunda-feira, 23 de março de 2015

SÉRIE OCEANOS - 2° GOOO (FIR DAKAR OCEANIC)

             O Centro de Controle de Área de Dakar utiliza as frequências em HF e CPDLC para comunicações entre controladores/pilotos na região do oceano, e utiliza da aplicação da vigilância dependente automática por contratos ADS-C para saber o posicionamento das aeronaves.


        O ACC DAKAR (GOOO) fica sediado na cidade de Dakar no Senegal, o órgão atua em uma vasta área no norte do Oceano Atlântico. Tem como uma de suas peculiaridades a operação ininterrupta no importante corredor de rotas entre os continentes sul-americano e europeu. Faz divisa com outras 6 FIR, entre elas a FIR Atlântico situada no Brasil.
        A Agency for Aerial Navigation Safety in Africa  (ASENA) é uma agência de controle de tráfego aéreo com sede em Dakar, Senegal. Ela gerencia 16,1 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo (1,5 vezes o tamanho da Europa), abrangendo seis Regiões de Informação de Voo (FIR) - Antananarivo, Brazzaville, Dakar oceânicas e terrestres, Niamey e N'Djamena. Ela é a responsável pelo controle de trafego aéreo na FIR GOOO.

Curta nossa pagina no facebook - http://boo-box.link/1W7OH