segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

SÉRIE OCEANOS - 1° SBAO (ACC - ATLÂNTICO)


     O Centro de Controle de Área do Atlântico utiliza as frequências em HF e CPDLC para comunicações entre controladores/pilotos, e utiliza da aplicação da vigilância dependente automática por contratos ADS-C para saber o posicionamento das aeronaves.


     O que é ADS-C e CPDLC?


     ADS-C (Automatic dependent surveillance e "C" por contrato)

     No geral Com ADS-C, há três tipos de contratos que podem ser configuradas pelo controlador. Estes contratos são solicitações de varias informações sobre o voo que esta ocorrendo, informações no geral sobre o posicionamento da aeronave. Como o nome sugere, os contratos periódicos são baseadas em tempo e pode ser alterado por controladores de tráfego aéreo, dependendo de suas necessidades. Com um contrato de evento, Controle de Tráfego Aéreo (ATC) define para que se a aeronave desvia na altitude, velocidade vertical, ou vários outros parâmetros diferentes que eles pre designar e eles irão notificado de mudanças imediatamente. Contratos de demanda são normalmente utilizados quando ATC quer saber onde o avião esta agora, e eles vão iniciar um contrato e todos irão responder.


     CPDLC (Controller Pilot Data Link Communications)

     O CPDLC ou Controller Pilot Data Link Communications é a forma de mensagens de texto que são enviadas entre o controle do tráfego aéreo e do cockpit da aeronave. Estas mensagens de texto são criados em uma linguagem padronizada, formatado que está explicitada no interior do documento OURO criado por ICAO. Por meio destas msgs que os pilotos e controladores se comunicam. E por elas que os pilotos recebem as autorizações de trafego aéreo.






     O ACC ATLÂNTICO (SBAO) fica sediado na cidade de Recife, Pernambuco, o órgão atua em uma vasta área sobre o Oceano Atlântico - das proximidades da costa brasileira ao meridiano 10 w. Tem como uma de suas peculiaridades a operação ininterrupta no importante corredor de rotas entre os continentes sul-americano e europeu. Praticamente todos os voos vindos da América do Sul, com esse destino, cruzam o espaço aéreo sob a tutela do órgão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário